Você sabe o que é cavitação e como esse problema pode danificar bombas hidráulicas e comprometer todo sistema?
A Cavitação se dá como um fenômeno físico que ocasiona a formação de bolhas geradas no escoamento do fluido, durante o funcionamento de bombas. Quando esse fenômeno acontece, o fluido transportado se converte em vapor, originando bolhas de ar que são levadas até à zona de alta pressão. Quando ocorre a implosão dessas bolhas é que ocorre a cavitação.
Fonte do GIF: Cavitação em Bombas de Condensado | TLV – Uma Empresa Especializada em Vapor (América Latina)
Os primeiros sinais da ocorrência de cavitação em bombas são ruídos e vibrações facilmente perceptíveis, e então começa a perda de eficiência. Mas isso é só o começo, a cavitação causa danos sérios nas bombas, chegando a extremos de descartar totalmente o equipamento.
E como posso evitar a cavitação?
O primeiro passo é que a bomba funcione somente dentro dos padrões em que foi projetada, portanto, o equipamento deve funcionar em concordância com as especificações no fabricante. A bomba do sistema em questão deve ter o NPSH (Net Positive Suction Head) adequado para sua utilização, o equipamento também deve estar posicionado corretamente e na altura adequada.
Minha bomba apresenta sinais de cavitação, tudo está perdido?
Não, nem tudo está perdido, uma vez que notou o problema, pode tomar algumas providências imediatas que podem ajudar, como aumentar o nível de líquido do tanque de sucção, ajustar a pressão na superfície do líquido, ajustar a distância vertical entre a superfície do líquido e a linha da bomba e considerar meios de diminuir a perda de carga na tubulação.
Sua bomba está com problemas? Entre em contato com nossa equipe e encontre uma solução ainda hoje!